Nos últimos 10 anos, os mensageiros finalmente corrigiram o status dos principais meios de comunicação. Obviamente, de muitas maneiras, esse amor pode ser explicado do ponto de vista prático – é rápido e conveniente. Nos meandros de nosso apego aos mensageiros, lidamos com o diretor sênior do desenvolvimento de Rakuten Viber Anna Migal.
Os mensageiros se tornaram o resultado do progresso tecnológico e à frente da popularidade do email, SMS conservador e até telefonemas. Mas, além de razões práticas, existem aspectos psicológicos que nos fazem fazer uma escolha em favor dessas aplicações.
Falta de desconforto
Muitos de nós experimentam desconforto, se necessário, para chamar uma pessoa desconhecida. Estabelecer contato com a comunicação real é a tarefa de consumo de energia. Além disso, um telefonema repentino pode distrair o interlocutor, o que também pode afetar a qualidade e o resultado da conversa. Nesse sentido, a mensagem no Mensageiro é a oportunidade, por um lado, para se salvar do estresse desnecessário e, por outro, para mostrar respeito pelo espaço pessoal do interlocutor, indicando o tópico com antecedência e esclarecendo quando será mais conveniente para ele discutir isso.
Você pode pensar sobre a mensagem
Na vida real, às vezes enfrentamos o fato de que de repente esquecemos de fazer uma pergunta ou conversa importante se desenvolve não de acordo com o cenário que precisamos. Em geral, o diálogo ao vivo é frequentemente uma improvisação com um resultado indefinido. Comunicação no Mensageiro, você pode pensar com antecedência o que deseja transmitir ao interlocutor, e isso suborna muitos usuários.
Gerenciamento de conversas
A mensagem no mensageiro não implica uma resposta instantânea – ela estará no “não lido” até que uma pessoa possa ou querer responder a ele. Isso, em regra, não incomoda o interlocutor – pessoas com entendimento se relacionam com esse formato de comunicação. Portanto, os mensageiros permitem que você sempre permaneça em contato e, ao mesmo tempo, não se distraia dos negócios.
Sem longa introdução
A dinâmica da vida moderna requer eficiência e da comunicação. Nesse sentido, os mensageiros também têm uma vantagem sobre outros canais de comunicação. A relativa informalidade do estilo elimina a necessidade de gastar tempo em clichês pesados e permite que você chegue imediatamente ao assunto. Se você se comunicar com amigos e entes queridos, você pode simplesmente abrir a conversa com uma correspondência recente e tirar uma foto engraçada ou fazer uma pergunta que de repente o interessou. Negócios e assuntos de trabalho também são mais convenientes e mais prontamente discutidos no Mensageiro do que, por exemplo, por correio.
Troca de vários conteúdos
Fiz uma viagem ou está em um concerto do seu grupo favorito? Geralmente queremos compartilhar impressões vívidas no momento e não adiar para mais tarde. Em mensageiros, você pode enviar instantaneamente uma foto ou vídeo da cena da cena, transmitindo assim um pedaço de suas emoções a amigos e entes queridos. E, claro, os mensageiros são um espaço para a criatividade e a auto-expressão: agora podemos criar facilmente
nossos próprios adesivos e gifs, o que torna nossa comunicação mais personalizada e diversificada.