Eu trabalho no campo da educação e tenho um colega que mal consegue convencer ou forçar algo a fazer-incluindo cumprir seus deveres. Volte a ele para obter ajuda, por exemplo, atribuir uma garrafa de 20 litros-também é inútil: “Vou me levantar”, “Por que você precisa agora?”. Mesmo que a garota arraste essas garrafas, ele não vai se mexer. Ele pode vir trabalhar tarde ou sair mais cedo, e sempre há uma razão “importante”. Ele sai mais cedo em seu próprio negócio; então, à noite, ele termina o trabalho que deveria ir à tarde, chega tarde, doendo que ele está cansado e trabalha muito … Ele pode sair, deixando os alunos sem vigilância, sem nem mesmo Aviso de outros professores. Para sempre as mesmas desculpas: “Outros não funcionam”, “Estou cansado, preciso relaxar”, “Eu trabalho muito”. Sem lembretes, o trabalho pode não fazer (especialmente relatórios). Quando dizemos a ele: essas são suas responsabilidades, você recebe dinheiro por isso – ouvimos novamente em resposta: “Eu trabalho muito”. Pode fingir que ele não sabe como: digitalizar, trabalhar no programa certo. Vai sentar e esperar até que alguém faça tudo por ele. Quando executar as mesmas ações para receber um bônus, ele fará tudo e ainda mais.
Anastasia, 25 anos
Anastasia, a partir da carta, não está muito claro qual a atitude que você tem para essa pessoa. Ele é seu subordinado e você não sabe como encontrar um conselho nele? Ou é apenas seu colega que o irrita com a ociosidade dele? Se este é um subordinado, tudo é decidido por repreensões, multas e, em casos extremos, demissão. Mas parece que você não é o líder dele. Então a pergunta – o que exatamente você quer? Na carta que você não pergunta sobre nada.
Você quer entender como se comunicar com este colega? Ou como apelar para sua consciência? A julgar pelo que você escreve, ele está em excelentes relações com sua consciência: eles pagam um bônus – eu trabalho, eles pagam apenas um salário – uma haltura.
O que você se importa com este colega? Que isso te machuca tanto em seu comportamento? Parece injusto para você quando não funciona, enquanto outros trabalham? Obviamente, sua ideia de justiça diverge muito de seu. Provavelmente, você mal pode convencê -lo.
Mas se você está tão tenso que ele não faz nada, e você
tem que fazer o trabalho dele, por que você concorda sempre? O que impede você de se comportar em relação a ele assim como ele se comporta com você? “Você não sabe como digitalizar e trabalhar neste programa, esses são seus problemas. Aprender! Eu não vou ajudar “. Você pode responder a ele assim?
Se o resultado do trabalho depende de vocês dois, você tem o direito de dizer severamente as regras e definir os limites. Você fez isso? Se o próprio colega não responder às suas palavras, você falou sobre isso com a liderança? Se não, o que o impede?
Anastasia, sua pergunta afeta as relações com uma pessoa insignificante, mas tenho certeza de que, através dela, você pode alcançar tópicos muito mais amplos e mais profundos sobre limites pessoais, idéias sobre o mundo e suas regras.